quarta-feira, 30 de março de 2011

Ato de 26/03 na Catedral

O movimento Campinas Contra a Privatização realizou um ato político na Praça da Catedral Metropolitana de Campinas, neste sábado, dia 26 de março. O ato, organizado em forma de cortejo, reuniu uma infinidade de grupos culturais e artistas da cidade, que se somaram aos combativos companheiros e companheiras da saúde na luta contra o PL 29/2011, que previa privatizações não apenas na saúde, como se pressupunha, mas na cultura, no esporte, na educação e no lazer. Saiba mais sobre as mobilizações no blog do movimento: Campinas Contra as Privatizações.

A grande novidade do ato foi a representatividade. Muitos artistas, de linguagens distintas, grupos diversos e regiões diferentes da cidade, deram um colorido especial ao processo que já vinha sendo construído por movimentos sociais como o Cebes e o Sindicato dos Servidores (veja a lista completa aqui). Passaram por lá representantes do Levante Cultura, várias Folias de Reis, Caxeirosas, Urucungos, Cupinzeiro, Pastoril, Jongos, Hip Hop, Savuru, Baterias... A lista é grande. Mérito para o movimento, que precisa estar mobilizado para o enfrentamento às privatizações, agora com o novo fôlego dado pelos militantes da cultura.


Após a retirada do PL 29/2011 da pauta da Câmara Municipal, o governo articula seus interesses privatizantes, com formato diferenciado. Para o movimento, trata-se de um novo projeto privatizador, desta vez sob o verniz da "Gestão Compartilhada". Este blog, como espaço crítico de contribuição ao debate sobre a cultura da cidade, não poderia deixar de registrar aqui este momento de luta, na expectativa de que outros venham no futuro, cada vez com maior força política.
 


 Update! Em tempo: as fotos são de Robson Sampaio (veja mais aqui)
 
Texto escrito por Adriano Bueno, no Blog do Elemento

Nenhum comentário:

Postar um comentário